domingo, 5 de abril de 2009

Falar de Cristo, é uma Missão.


Em alguns momentos da vida, nos sentimos incomodados a falar de Cristo a alguém. Mas, ao mesmo tempo que sentimos esse incômodo, surgem dúvidas, em nos sentimos despreparados e incapacitados.

“Sei muito sobre Cristo, fui criado no Evangelho. Mas como falar de Cristo a alguém?” Talvez você seja tímido, ou tem medo de que virem as costas pra você, talvez não tenha tanta desenvoltura ao falar, ou teme que não te entendam.
De uma coisa muito importante e fundamental você já sabe, o Senhor mesmo foi quem disse: “Ide e pregai o Evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15). Esta foi uma missão dada por Ele; um desafio para o povo de Deus. O Senhor nunca nos desampara, no entanto, ao falar de Cristo não será diferente.

Cristo, na sua passagem pela Terra, nos deixou muitos ensinamentos. E o que mais nos chama atenção é a simplicidade de como Ele falava. Jesus entendia as pessoas, conhecia como pensavam, de que forma entendiam, quais eram seus anseios, as aflições, as dúvidas. Afinal, Deus, o criador do homem, abriu mão de sua Glória, se fez servo, se fez homem. Jesus era, agora, homem.
Sabemos que Jesus Cristo era seguido por pessoas de todo tipo, pessoas simples, pobres, de pouca instrução, mestres, publicanos, cobradores de impostos. Todos, homens pecadores.

Jesus nasceu em Belém da Judéia, de Maria, uma mulher temente a Deus, uma serva simples. Apesar de ser o Enviado de Deus, Jesus, ainda criança, estudava, buscava conhecimentos acerca de Deus, buscava sabedoria, “e a graça de Deus estava sobre ele”. Jesus foi até o Jordão para ser batizado por João Batista. Foi tentado após jejuar durante 40 dias e 40 noites. Com certeza sentiu muita fome, estava fraco, precisava realmente se alimentar, mas resistiu a tentação, e foi recompensado por Deus, possivelmente, com um belo banquete servido pelos anjos do Senhor. Ele também tinha amigos, aprendeu uma profissão e trabalhou, teve uma família: pais e irmãos.
Convencidos da “humanidade” de Cristo, vamos ver como Jesus conseguia fazer com que multidões o seguisse:

*
A Pessoa de Cristo - Jesus era como aquelas pessoas. Poderia ser confundido no meio delas, tanto é que Judas, quando traiu Jesus, precisou beijar-lhe, para que o identificassem (Mt. 26:48). Suas vestes eram simples, ele não carregava uma coroa de ouro na cabeça, muito menos uma placa indicando ser o Messias, a quem todos deveriam seguir. Jesus era humilde, carismático e simples.
*
Falava em Parábolas - “E não lhes falava nada a não ser em parábolas”. Isso foi até questionado pelos discípulos (Mt. 13:10), e Jesus explicou-os o motivo: “Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido.” e logo depois: “Por isso lhes falo por parábolas; porque, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem entendem” (Mt. 13:13). Estas palavras nos mostram toda falta de fé daquele povo, toda sua incredulidade. Viam os milagres realizados por Cristo, ouviam suas palavras sábias de fé e amor jamais ouvidas e, ainda assim, muitos não acreditavam e o perseguiam, e outros o seguiam, mas criam desconfiados. E ainda tinham aqueles como os cegos de Jericó (Mt. 9:27-31) que tiveram fé sem ver, e a fé deles trouxe-lhes a visão.
*
Ele era Objetivo – Objetivo, direto e claro. Quando algum incrédulo, chegando até ele, tentava-o, Jesus o respondia de forma que entendesse, se calasse, refletisse, e se retirasse, reconhecendo tamanha ignorância em si mesmo. Bem como na passagem em que fariseus pediram sinal do céu (Mateus 16:1-4), quando escribas e fariseus levaram a mulher adúltera até Jesus para que a apedrejassem (João 8:1-11), quando tentaram surpreender Jesus perguntando-lhe se era lícito pagar tributo a César, ou não (Marcos 12:14). Jesus respondia sem rodeios, com simplicidade, mas de forma que isso provocasse neles profunda reflexão.

Como fora dito antes, Jesus desde cedo buscava sabedoria, conhecer mais e mais acerca de Deus. Para falar a respeito dele, é crucial ler e meditar na Palavra de Deus, que nos foi deixada, a Bíblia. É necessário ter fé. Se você não tem muita fé, a única saída é ler a Bíblia com o coração e a mente abertos. Sua fé, com certeza, virá. Isso é bíblico. É necessário ser humilde, reconhecer sua pequenez diante de Deus, se colocar no lugar de servo, pois é isso que você é. É necessário ser irrepreensível diante de Deus. Ame seu próximo, aja com honestidade, ajude a quem precisa sem se vangloriar disto, olhe com compaixão para o seu irmão, perdoe-o. Busque santidade, busque agradar o coração de Deus, renuncie, seja pacificador.

Seguindo os preceitos de Deus, seguindo os exemplos de Cristo como pessoa e servo de Deus, irão notar em você algo diferente. E quando perguntarem se você é cristão, abra um lindo sorriso e diga de todo coração: “Sim, eu sirvo a Cristo!”

Ana Priscila, (Igreja Presbiteriana de Senador Camará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário